quinta-feira, 2 de julho de 2009

O primeiro dia de Flip

Uma noite agradável cheia de cores e luzes. Foi nesse clima de festa que os inúmeros turistas, e moradoradores da charmosa cidade de Paraty, deram início a Flip 2009, Feira Literária Internacional de Paraty que na sua sétima edição homenageia o poeta pernambucano Manuel Bandeira.
Durante os cinco dias de festa, de 1 a 5 de julho, escritores, jornalistas, e críticos literários, se revezarão na Tenda dos Autores para debater a obra de Bandeira e o seu legado poético. Mas como todos os anos a Flip trás uma programação eclética, contando com vários palestrantes internacionais que falarão sobre música, as questões feministas, e as artes em geral.
As atrações mais esperadas são as mesas de debates que estarão o cantor e escritor Chico Buarque, falando sobre seu novo livro Leite Derramado; e a do pai do New Journalism Gay Talese.
A Conferência de Abertura trouxe o crítico literário e estudioso de Bandeira, Davi Arrigucci Jr., autor do ensaio "Humildade, paixão e morte", que em mais de uma hora de conversa contou um pouco da sua história como leitor de Manuel Bandeira, e explicou seus recursos de análise da obra do poeta.
Quem assistiu a conferência da Tenda do Telão teve um imprevisto desagradável. Falhas tecnicas impediram em diversos momentos a imagem ser reproduzida no telão, e quando ela aparecia estava em preto e branco.
Depois da abertura Adriana Calcanhotto agitou o público com o show Maré.
Isso tudo foi só o começo, Paraty ainda tem muita história pra contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário