sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Festa da Menina Morta

Tempos e tempos sem aparecer por aqui, é que a vida tem dado corda e foi preciso correr por ai, levantar voo, sair de vez da zona de conforto. A insegurança é inevitável, mas é preciso aprender a conviver com ela e depois driblar-lá, senão não se vai pra frente, nem pro lado, nem pra trás. Pra trás não, por favor.

Desabafos a parte, ao que interessa.

Ontem fui assistir "A Festa da Menina Morta", filme de Matheus Nachtergaele, o primeiro com sua direção. Admito que fui cheia de expectativas, afinal, o cara é um ator genial, um dos melhores na atualidade, sem sombra de dúvidas.

Logo nas primeiras cenas, e nos primeiro diálogos, algo me chamou a atenção: Aquilo era o Matheus. As falas só poderiam ter sido feitas por ele, cada gesto de cada personagem remetia a ele, e ao longo do filme cheguei a uma conclusão: Matheus Nachtergaele podira ter interpretado todos os personagens. Tudo ali é muito autoral.

Mas o que realmente surpreende e enche de alegria são as cores, cenas, e câmeras que, competentemente, Matheus dirigiu com maestria. Toda a beleza do filme lembra uma outra obra prima do cinema brasileiro, Lavoura Arcaica.

Outra semelhança aproxima os ótimos filmes. Se em Lavoura Selton Mello supreende com sua atuação no papel principal, Daniel de Oliveira escancara todo seu talento em Festa da Menina Morta, mostrando que realmente é um mostro, um dos melhores da nova geração, para a nossa felicidade, da brilhante geração do novo cinema brasileiro.

E é a direção e a atuação de Daniel que fazem o filme valer a pena, pois a história se perde em algum lugar, não se desenrolando.

Recomendo.

2 comentários:

  1. Pelo jeito ateh nossa senhora vai dirigir filmes, ja que depois do Selton Mello dirigir agora o Matheus entrou no ramo... (os dois principais do Auto da Compadecida)
    Se ele for tao genial em direcao como em atuacao nao tem motivo para o filme ser ruim... OK o enredo pode ser complicado, mas as far as cinematography goes... tenho uma expectativa mto alta a respeito disso....

    quero ver logo pra ter minahs proprias conclusoes

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Cá! Roteiro ok-nada de mais, Daniel brilhante, boa direção e linda fotografia!

    ResponderExcluir