quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Despedida do Mino

Uma notícia me marcou a noite de ontem. Durante o jantar de aniversário da minha sogra o André disse: "Você viu que o Mino Carta parou de escrever?" Fiquei chocada com a notícia, sem entender direito.

Quando cheguei em casa liguei o computador e li o post de despedida (www.blogdomino.com.br), logo no começo do texto ele escreve: "Quando escolhi o Brasil como lugar definitivo da minha vida, optei também sobre o jornalismo."
E pelas justificativas apresentadas no texto, é a situação do Brasil de hoje, a decepção com o governo Lula, e a opção do Brasil em considerar Battisti como refugiado político, que o levaram a desistir no jornalismo.

Duas semanas atrás tive a oportunidade de conhecer Mino Carta pessoalmente, fui entrevistá-lo para uma matéria que estou fazendo para a Caros Amigos. Naquela mais de uma hora de conversa ouvi relatos da história moderna do Brasil pela boca de um de seus protagonistas.

Uma das perguntas que fiz foi sobre a situação da grande mídia hoje, e quais as perspectivas dele pro futuro, ele me respondeu categoricamente que para se obter mudanças "só com muito sangue na calçada." Mas esse é um processo duro e a longo prazo.

Enquanto não alcançamos tal objetivo, eu acredito que o papel desempenhado pela imprensa independente é fundamental. É o contra-ponto a informação dominante, a brecha do pensamento crítico.

Mino Carta tem seus motivos pra ter tomado essa decisão, só que mais uma vez a sociedade sai prejudicada por ter perdido uma de suas melhores cabeças.

Um comentário:

  1. Infelizmente até as grandes mentes deste país estão desistindo do mundo.

    ResponderExcluir